Rita Bulhosa (TEDxViseu)

Eu sou a Rita, o meu nome completo é Ana Rita Bulhosa da Rocha Pereira. Nasci em Espinho em 17 de Dezembro de 1999, tenho portanto 16 anos. Na verdade eu era para ter nascido dois meses depois mas apressei-me e nasci antes do tempo. Por esse motivo, por ter chegado mais cedo, passei dez dias fechada numa incubadora e foi essa pressa toda que fez com que me fosse diagnosticada paralisia cerebral. Dizem-me que foi por falta de oxigenação das células do cérebro. Não se assustem, isso não quer dizer nada de especial, apenas me condiciona a marcha, a minha forma de caminhar, preciso de ajuda de umas canadianas ou cadeira de rodas. Passei agora para o 10º ano e adoro escrever e contar histórias, gosto de comunicar.

Já agora quero que saibam que estou sempre a sorrir, há até uma associação que tem o meu nome, “O Sorriso da Rita”. Uso a minha página de facebook “Aos Olhos da Rita” para fazer crónicas e motivar as pessoas a não desistirem de sonhar, criticar, fazer um mundo melhor. Essa minha página entretanto deu também nome a um livro que acabei de lançar. Gosto de escrever o que me vai na alma e também um pouco sobre aquilo que os meus olhos vêem deste mundo!

A partilha de experiências é essencial e na minha opinião as redes sociais têm um papel fundamental nesta partilha de ideias e inquietudes!


Dino Santos (TEDxViseu)

Dino dos Santos, type designer e fundador da DSType. Múltiplas vezes galardoado pela excelência do seu trabalho, desenhou tipografias para a Newsweek, New York Times Magazine, entre muitos outros, encontrando-se o seu trabalho tipográfico no Klingspor Museum de Offenbach na Alemanha.

Pedro Silva-Santos (TEDxYouth@Viseu)

… o que interessa deve ser partilhado! Esta é a filosofia defendida por Pedro Silva-Santos, o fundador do portal NOCTULA Channel: www.noctulachannel.com

Consultor desde 2004, Pedro Silva-Santos irá partilhar os sucessos, e os fracassos, que transformaram a sua forma de encarar a vida e os negócios.


Mário Trindade (TEDxYouth@Viseu)

Natural de Vila Real e com actual residência em Viseu, Mário tem 40 anos e é deficiente motor desde os 18 anos de idade, após uma cirurgia à coluna. O desporto esteve sempre presente na sua vida, e sonha estar nos Jogos Paralímpicos do Rio2016 na modalidade de atletismo em cadeira de rodas. Começou no desporto adaptado no basquetebol em cadeira de rodas, onde jogou durante 10 anos, representando 4 equipas a nível nacional, e a seleção nacional, mas o atletismo sempre foi a sua paixão. Iniciou-se em 2003 no atletismo em cadeira de rodas, e conta com alguns títulos como o de Campeão Mundial da maior distância percorrida em menos de 24h, 183.400 metros em 18:53 minutos, medalha de prata no Campeonato da Europa em 2014, na prova de 100 metros, 7º e 9º lugar nas provas de 100 metros e 400 metros, respetivamente. É também recordista nacional nas distâncias de 100, 200, 400 e meia maratona.


Bruno Castro (TEDxViseu)

Bruno é, atualmente, professor de Educação Física e disciplinas relacionadas na Escola Secundária de Viriato, em Viseu. É também treinador pessoal e instrutor de aulas de grupo no Fitness Club LaPalestra e CityGym. Colabora com a Manz Produções, em Lisboa/ Oeiras, nos departamentos Les Mills (programas de exercício físico/aulas de grupo), nos programas BodyPump (TM), em que é Diretor de Programa, e BodyCombat, RPM e CXWORX (TM) (Head Trainer); e Departamento de Formações (Pós-graduações, Treino Personalizado, Treino Funcional e Atividades de Grupo).


Nuno Mateiro (TEDxYouth@Viseu)

É ele quem cozinha em casa, faz bebidas magníficas, é visto regularmente como speaker em eventos, maquilha a filha – e não só – e aplica metodologias de Design Thinking em formação e treinos comportamentais. Nasceu e formou-se em Design no Porto, mas já perdeu o sotaque há tanto tempo que está em Viseu.

Nurb (TEDxYouth@Viseu)

Nurb, Conguito, Kiko e Peperan são Youtubers, jovens que com uma simples câmara de vídeo, descobriram uma plataforma na Internet onde era possível partilhar as suas experiências, a notoriedade não demorou a aparecer e hoje são já líderes de opinião, juntos dos mais jovens, e seguidos por milhares de pessoas.

Conguito (TEDxYouth@Viseu)

Nurb, Conguito, Kiko e Peperan são Youtubers, jovens que com uma simples câmara de vídeo, descobriram uma plataforma na Internet onde era possível partilhar as suas experiências, a notoriedade não demorou a aparecer e hoje são já líderes de opinião, juntos dos mais jovens, e seguidos por milhares de pessoas.

Kiko is Hot (TEDxYouth@Viseu)

Nurb, Conguito, Kiko e Peperan são Youtubers, jovens que com uma simples câmara de vídeo, descobriram uma plataforma na Internet onde era possível partilhar as suas experiências, a notoriedade não demorou a aparecer e hoje são já líderes de opinião, juntos dos mais jovens, e seguidos por milhares de pessoas.

Peperan (TEDxYouth@Viseu)

Nurb, Conguito, Kiko e Peperan são Youtubers, jovens que com uma simples câmara de vídeo, descobriram uma plataforma na Internet onde era possível partilhar as suas experiências, a notoriedade não demorou a aparecer e hoje são já líderes de opinião, juntos dos mais jovens, e seguidos por milhares de pessoas.

Pedro Lopes (TEDxYouth@Viseu)

Pedro tem 19 anos e é um empreendedor bastante precoce. Começou a sua empresa, EcoBook, um caderno que recria a experiência de escrita dos quadros brancos, já disponível na Fnac e Amazon, com apenas 17 anos e desde aí, tem vindo a ganhar alguns prémios importantes. A estudar atualmente Engenharia Electrotécnica e de Computadores na FEUP, Pedro é apaixonado pelo empreendedorismo e acredita que se queremos alguma coisa, só precisamos de trabalhar para a conseguir, tão simples quanto isso.


Agnes Sedlmayr (TEDxViseu)

Agnes Sedlmayr é ativista pelos direitos da criança, Parentalidade com Apego (Attachment parenting) e Unschooling. Tendo sido professora, decidiu abandonar a profissão, por não se identificar com os modelos vigentes nas instituições de educação. Acreditando na urgência de melhorar e transformar a nossa sociedade, defende e divulga uma mudança radical no modo como são educadas as crianças; Autora do e-book “Livre para Crescer”, é oradora nos mais diversos eventos, apoiando famílias e divulgando a escolha de caminhos mais adequados ao saudável desenvolvimento emocional, cognitivo e físico das crianças. Agnes tem três filhos, que nunca frequentaram infantários ou escola.

Afonso Lima (TEDxYouth@Viseu)

Afonso Lima, nascido em 1985 na cidade de Lamego, é Co-fundador da ZigurArtists, colectivo de artistas sediado em Lamego.
Tendo-se licenciado em 2008 em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desenvolve, desde então, actividade profissional na área da assessoria financeira em Fusões e Aquisições. Integra actualmente o grupo Clearwater International, de origem inglesa, onde desempenha funções de Project Manager. Dentro do grupo, assume ainda a posição de responsável nacional pela cobertura ao sector TMT (Tecnologia, Media e Telecomunicações).
Em 2013, ingressou no Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas, leccionado pela Escola das Artes e pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, tendo obtido o grau de Mestre em 2015. Especializou-se no estudo da relevância da gestão do processo criativo nas organizações do sector das industrias criativas.
Tendo uma forte ligação à música desde cedo, desenvolveu na cidade de Lamego vários projectos (musicais e de intervenção cultural). Em 2011, conjuntamente com um grupo de artistas e criativos movidos pela vontade de promover e partilhar o seu gosto pela música e capacidade criativa, fundou a ZigurArtists.


ZigurArtists (TEDxYouth@Viseu)

Formalizada actualmente numa associação cultural, a ZigurArtists tem como princípios a defesa da livre partilha de arte e informação e a genuinidade da expressão artística. Esta associação inovadora pretende ser uma plataforma para fomento da criação artística e para o desenvolvimento cultural.
Das actividades da ZigurArtists, destacam-se o trabalho de produção e edição musical de artistas emergentes portugueses, com especial enfoque na produção regional, e o festival TRC ZigurFest, organizado em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lamego e o Teatro Ribeiro Conceição, que tem sido palco de projecção e afirmação de novos talentos nacionais. A ZigurArtists tem vindo a contribuir abundantemente para a afirmação da relevância da cidade de Lamego no circuito da música moderna portuguesa, bem como no apoio às novas tendências de produção artística nacional.

http://www.zigurartists.com/


Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão

Foi no longínquo ano de 1985, na casa do Miradouro, que o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão abriu as suas portas na cidade de Viseu. A PROVISEU é a associação que tutela o Conservatório desde a sua fundação até aos nossos dias.
Em 1992 o Conservatório mudou-se para as suas actuais instalações no Solar  dos Condes de Prime.
Ao longo de todos estes anos, foram muitos os profissionais (professores de música e instrumentistas) que o Conservatório tem ajudado a formar. São inúmeros os prémios (Concursos nacionais e internacionais) que alunos e ex-alunos do Conservatório têm ganho.
Frequentam o Conservatório no presente ano lectivo 501 alunos.
Leccionamos nesta escola 17 instrumentos diferentes: Acordeão, Canto, Guitarra, Guitarra Portuguesa, Órgão, Piano, Percussão, Clarinete, Flauta Transversal, Saxofone, Trompete, Trombone, Trompa, Violino, Viola d´Arco, Violoncelo e Contrabaixo. Para além dos instrumentos também fazem parte do currículo do Conservatório as disciplinas de Formação Musical, Acústica, História da Música, História da Cultura e das Artes e Análise e Técnicas de Composição. Temos em funcionamento vários Coros, agrupamentos de Música de Câmara e as Orquestras de Acordeãos, Cordas, Guitarras e Sopros.
Para alem do seu principal desígnio que é o Ensino da Música, o Conservatório tem vindo a desenvolver importantes projectos pedagógicos e artísticos para o desenvolvimento cultural da região. Destacamos o Concerto de Encerramento do Ano Lectivo (concerto com mais de 400 músicos em palco), a Orquestra Poema (parceria com a Câmara Municipal de Mangualde), o Festival de Música da Primavera (na sua 9ª edição com a criação dos Concursos Internacionais de Guitarra e Piano) e a criação da Orquestra Juvenil de Viseu, projectos que o Conservatório desenvolve em parceria com a Câmara Municipal de Viseu.
O Conservatório é uma escola de música que tem paralelismo pedagógico conferido pelo Ministério da Educação.

José Carlos Sousa
(Diretor Pedagógico do Conservatório)

António Pedro Vasconcelos (TEDxViseu)

António Pedro Vasconcelos é um dos maiores cineastas portugueses da atualidade. Em 2015 o seu mais recente filme “Amor Impossível” chegou aos cinemas, um filme rodado em Viseu, que contou com a colaboração de atores e técnicos de cinema locais.


Mariana Seara (TEDxViseu)

Nasci em 1983, em Coimbra, cidade dos estudantes. Ainda pequena, mudei-me para o Porto, terra pela qual me apaixonei, criei raízes e amizades muito fortes!
Já na altura da Faculdade, fiz uma nova mudança rumo a Lisboa, onde tirei o curso de Relações Públicas e Publicidade. E por Lisboa fiquei a trabalhar, na área de marketing.
Comecei a namorar um alfacinha, mas que de verde tem pouco, visto que é um grande benfiquista- de outra forma não teria conquistado o meu coração! Por entre aventuras, viagens, muita amizade e amor, casámos passados seis anos.
Até que no verão de 2013 descobri que íamos viver a maior aventura das nossas vidas: sermos pais de gémeos! Entre uma grande alegria e o susto de sermos pais pela primeira vez, abraçámos a Matilde e o Tomás, naquele que foi o dia mais importante das nossas vidas! E porque uma aventura nunca vem só, passaram-se sete meses até descobrir que estava grávida de novo… de gémeos! Passado o choque inicial, não podíamos estar mais gratos por termos sido escolhidos para esta grande missão!
Na minha família, um alicerce. Nos meus amigos, a família que escolhi. E se há coisa que me dá prazer é ter a casa cheia e organizar eventos para todos- qualquer data é motivo para festejar!
Sou louca por viagens, ah como é bom descobrir o mundo! Não dispenso fazer desporto nos meus tempos livres, para desanuviar do stress do dia-a-dia e relaxar do trabalho, em especial ir ao ginásio e jogar Padel com os meus amigos. Gosto de me desafiar na cozinha, descobrir novos sabores.
Sou uma mulher lutadora, que se reinventa com as partidas da vida. Entre medos e sonhos, procuro fazer a minha família feliz!


Agostinho Ribeiro (TEDxViseu)

Agostinho Ribeiro é uma figura incontornável no panorama cultural em Viseu. Atual diretor do Museu Nacional Grão Vasco, foi também diretor do Museu de Lamego. Em 2015 foi
o rosto da elevação do Museu Grão Vasco a Museu Nacional, colocando Viseu num leque muito restrito de cidades com Museu Nacional. Em 2016, celebra o centenário desta casa, por onde, no último ano, passaram 274 visitantes por dia.



Get in Touch

hello@tedxviseu.com

Sobre o TED

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada às “Ideas Worth Spreading”. Começou como uma conferência de quatro dias na Califórnia há 26 anos. TED tem crescido para apoiar as ideias de mudança com várias iniciativas. A conferência anual TED convida os principais filósofos do mundo e oradores a falar durante 18 minutos. As suas palestras são então disponibilizadas, gratuitamente, em TED.com. Alguns dos oradores TED: Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o Ex-Primeiro Ministro britânico Gordon Brown. +