JOÃO MORAIS (TEDxViseu)

Tem 23 anos e é natural de Midões, uma aldeia que pertence a Tábua – distrito de Coimbra.

 

Iniciou a sua carreira como tatuador aos 18 anos, após a saída do ensino secundário. Aos 19 anos viajou para a Suíça para trabalhar profissionalmente num estúdio de tatuagens, o que lhe permitiu crescer como pessoa e como artista.

 

Após meio ano recebeu um já esperado convite de um dos melhores estúdios da Europa, o melhor estúdio de tatuagens de Portugal de nome Piranha (Piranha Tattoo Studios), onde se encontra há quase 3 anos.

 

Ao longo deste percurso já teve a oportunidade de participar em várias convenções internacionais, como por exemplo Milão, Paris, Luxemburgo, Londres, Bruxelas, Barcelona, Veneza, entre outras, e em algumas delas, felizmente, foi distinguido.

 

Hoje conta com 16 prémios no total, nacionais e internacionais.

 

Teve também o privilégio de tatuar algumas figuras públicas, como jogadores de futebol e pessoas ligadas à música.

 

Graças a tudo isto, recebe clientes vindos de todas as partes do mundo. Aos poucos, com o seu trabalho, consigo levar a sua arte e inspiração além fronteiras.

 


ANDRÉ SILVA (TEDxViseu)

Desde muito cedo, aos 2 anos, começou a tocar bateria por influência do seu pai e irmãos.

 

A vontade de aprender e a felicidade em tocar bateria fez com que, anos mais tarde, estudasse em Portugal com grandes nomes da bateria como Vicky, Hugo Danin, Michael Lauren e Leandro Leonet, que se revelaram grandes influências e que fizeram com que quisesse seguir uma carreira enquanto músico profissional.

 

Paralelamente à formação musical, de 2004 a 2007, frequentou e concluíu o curso de Novas Tecnologias de Comunicação, na Universidade de Aveiro, que faz com que ainda hoje associe as tecnologias ao estudo da bateria, explorando o instrumento de diversas maneiras e aproveitando ao máximo o que a evolução tecnológica tem para nos oferecer, o que acaba por influenciar a criação do projeto “Live in Loops”.

 

Assistiu a muitos workshops, de bateristas nacionais e internacionais, que sem dúvida foram um incentivo e inspiração na construção do seu percurso. Após a conclusão do curso, optou por dedicar todo o tempo à sua carreira enquanto músico profissional.

 

Apesar de já estar integrado no “mercado” da música, a sua vontade foi de ingressar na Drummers Collective em Nova Iorque, uma das escolas mais conceituadas de bateria em todo o mundo, onde estudou entre 2011 e 2012, passando com distinção nos vários cursos que realizou.

 

Estudou com grandes nomes internacionais dos quais se destacam Chris Coleman, Mark Giulliana, Kim Plainfield, Pat Petrillo, Peter Retzlaff, Jason Gianni entre muitos outros que se revelaram decisivos para uma evolução conseguida com muita dedicação, esforço e prazer. Tal como qualquer instrumento, por muitas aulas que se tenham, por mais informações que se absorvam, a prática é fundamental.

 

Em Portugal, atualmente toca com a Carolina Deslandes. Tocou com imensos artistas em Portugal e no Estrangeiro, tais como: Anselmo Ralph, Tony Momrelle, Zalon, Cuca Roseta, Carminho, Boss AC, Mariza, Mafalda Veiga, D8, Luís Represas, Nu Soul Family, Ídolos ao Vivo, Kataleya, Berg, Gota, Just Girls, Dzrt, Dazkarieh, entre muitos outros.

 

Gravou o seu 1º DVD intitulado Somewhere, em 2009, com o objectivo de se estabelecer no mercado e dar a conhecer o seu trabalho.

 

Com centenas de concertos realizados nestes últimos anos e a contínua procura de novas ideias e métodos, em 2019 lança uma app chama Live in Loops.

 

Toca com DW Drums, Zildjian Cymbals, Remo Drumheads e Roland.

 


CUCA CALHEIROS (TEDxViseu)

Isabel Calheiros, ou Cuca, – como gosta de ser chamada – nasceu há 19 anos, em Viseu. Tem paralisia cerebral, vive feliz sobre rodas e acredita que as suas limitações não definem, nunca, os seus limites. A deficiência fá-la pensar que a solução está em revolucionarmos o nosso pensamento: só temos de alterar a forma como encaramos a mudança.


MIGUEL OLIVEIRA (TEDxViseu)

Miguel Tiago de Oliveira é um homem de inúmeras paixões, de entre as quais se destaca o fascínio pelo Oceano e pela sua conservação. É praticante assíduo de mergulho com escafandro autónomo e apneia, motociclista convicto e viajante compulsivo. Ainda encontra tempo para a fotografia, o desporto e todas as causas que ao longo da vida foi abraçando, sob a máxima de “fazer a diferença por onde passamos” e colocando as suas competências ao serviço da comunidade.

 

Licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, com especialidade em Biodiversidade Marinha pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, é também pós-graduado em: Gestão da Segurança pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde, Gestão da Qualidade e Ambiente pela Agesfal Management Institute, Gestão de Projetos pelo Project Management Institute, Exhibit Management  pela AZA/George Mason University, Creative Leadership Program pela THNK – School of Creative Leadership e Regulamento Geral Proteção de Dados pela Universidade do Minho.

 

Atualmente, é Diretor de Operações, Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social do Oceanário de Lisboa SA, sendo quadro desde 1997. Desde 2012, desempenha ainda a função de Gerente no Conselho de Gestão da Sociedade Telecabine de Lisboa Lda.

 

Já trabalhou como consultor, auditor e formador nos domínios da gestão da qualidade, (re?)engenharia de processos, gestão ambiental e gestão da segurança, entre 2003 e 2012, em empresas como a Konica Minolta, CTTexpresso, Xerox Portugal, Iberobrita e MANO, entre outras.

 

Foi coordenador do projeto científico “Rebuilding Nature – Recifes Artificiais de Cabo Verde”  (2008-2012) e gestor de vários projetos, dos quais se destacam a decoração dos ambientes marinhos dos aquários do Oceanário de Lisboa (1996), a área “Floresta Perdida” do Centro Comercial Colombo (1998), da Exposição “Monstros Marinhos” (2007) e do “Fluviário de Mora” (2007).

 

Investigador principal do laboratório de investigação Bimini Biological Field Station, nas Bahamas, da Universidade de Miami (1996), e Biólogo Marinho da David L. Manworren Corporation (1996 a 1997).

 

É autor e coautor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas internacionais, com mais de meia centena de apresentações em congressos e fóruns científicos.

 


MARCELA MATOS (TEDxViseu)

Marcela Matos é Psicóloga Clinica e investigadora de Pós-Doutoramento no Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra. Nos últimos 12 anos, estudou e desenvolveu investigação sistemática em abordagens psicológicas de terceira onda e ciência contemplativa, isto é, compaixão e Mindfulness.

 

Concluiu o seu doutoramento com a tese “Memórias de Vergonha que moldam quem nós somos”, onde investigou como as primeiras experiências de vergonha são estruturadas como memórias traumáticas que se tornam centrais para a identidade pessoal e aumentam a vulnerabilidade aos sintomas psicopatológicos.

 

Atualmente, o projeto de investigação principal de Marcela Matos é sobre o tema: “Ser compassivamente consciente: Estudo de desenvolvimento e eficácia de uma intervenção baseada em compaixão e mindfulness a no bem-estar mental, processos epigenéticos e respostas fisiológicas de stress em diversas populações”.  Está também envolvida em diversos projetos de investigação internacionais, relacionados com intervenções de base contemplativa, tais como a compaixão,  o mindfulness e a aceitação.

 

É autora de mais de 50 artigos internacionais, colaborações em 2 livros e diversos manuscritos para revisão científica, com base nos temas da sua investigação, e dezenas de outras intervenções em conferências cientificas internacionais.

 


INÊS NEPOMUCENO (TEDxViseu)

Inês Nepomuceno nasceu em Viseu e mudou-se para o Porto em 2004 para estudar Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Durante a licenciatura, realizou um período de estudos em Bruxelas na École Supériore des Arts et de l’Image Le 75, aproximando-se da área da fotografia e do Design Editorial. Quando terminou a licenciatura foi viver para Barcelona, onde colaborou com o atelier Twopoints.net.

 

Regressou ao Porto para realizar o Mestrado em Design de Comunicação na ESAD – Escola Superior de Artes e Design e em 2011 foi convidada para estagiar no Departamento de Comunicação e Projecto da mesma instituição. Ainda durante esse período frequentou a Escola de Verão ISIA Urbino/Werkplaats Typografie Summer school 2014.


Actualmente trabalha como Designer no esad—idea, Investigação em Design e Arte da ESAD de Matosinhos, tendo neste contexto sido responsável pelo design do catálogo e imagem gráfica da exposição P. — Uma exposição de homenagem a Paulo Cunha e Silva, assim como pela imagem gráfica da exposição Eyes Wide Open – 100 anos de Fotografia Leica e do Paulo Cunha e Silva Art Prize, projectos da Câmara Municipal do Porto.

 

Paralelamente a este trabalho colabora em alguns projectos na área cultural como Designer freelancer. Desenhou a Identidade gráfica da Galeria Municipal do Porto e a identidade gráfica e livro do Projecto Memória — um projecto de celebração dos 100 anos do teatro do Circo de Braga —, ambos em colaboração com Mariana Marques.

 


PEDRO FIGUEIREDO (TEDxViseu)

Comediante, guionista, copywriter e amigo de verdade.

Nos últimos anos tem escrito para programas de televisão e rádio, para Herman José, Salvador Martinha e João Manzarra.

Em 2016 estreou o seu solo de stand up “Infinitos Mil”, um espetáculo que percorreu o país e agora passa no Canal Q para felicidade da família portuguesa.

Atualmente trabalha no ramo das Churrascarias, negócio que montou de raiz e conta já com 3 restaurantes em Lisboa. Especialidade: frango de churrasco com ou sem piri-piri e pianinho grelhado.


RUI DANIEL SILVA (TEDxViseu)

Rui Daniel Silva é prof de piano e desde cedo começou a viajar. A escolha por países menos convencionais já o levou a percorrer África de bicicleta e no último ano a sair à boleia de Leiria para chegar ao Bangladesh, tendo já conhecido 143 países.

Chegado há pouco mais de 1 mês do Libano, viaja pelo prazer de contactar directamente com os nativos e de encontrar lugares intocados.

 

 


NUNO AGONIA (TEDxViseu)

Com 39 anos, Nuno trabalhou como informático de gestão hospitalar, é casado e tem um filho.

Atualmente, é um dos YouTubers mais influentes em Portugal, com 1,1 milhões de seguidores, e mais de 180 milhões de visualizações no seu canal de YouTube.

Assume-se como um verdadeiro amante da tecnologia, e os tutoriais e unboxings de gadgets variados são temas do canal que iniciou em 2012.


ZÉ PEDRO RAMOS (TEDxViseu)

Nasceu no início da década de oitenta do século passado, em Viseu, algures entre a Serra do Caramulo e a Serra da Estrela e por ali andou até iniciar o seu percurso académico: apesar de muito cobiçado por Harvard, Oxford e Cambridge, foi parar à Universidade de Aveiro. Foi ali que, enquanto estudava Design, assentou na vida como ator, convertendo-se de corpo e alma, a esta profissão (chamemos-lhe assim), pouco promissora (segundo o seu pai), sendo responsável a Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro. Algumas pessoas culpadas pelo percurso profissional que fez, são: Jorge Fraga, Ana Varela, John Mowat, Genoveva Faísca, José Soeiro, Hugo Cruz, Ilda Teixeira, Pedro Wilson, Álvaro Faria, Pompeu José, Filipe Crawford, Vasco Letria, Palhaço Manu, mas principalmente o Tom Sawyer, o He-Man e os Thundercats. Há que culpar a sua irmã mais velha, por não lhe ter dado a conhecer os Ursinhos Carinhosos e os Pequenos Póneis, pois hoje certamente não seria tão “hiperativo”. Em cinema apenas deu o privilégio do seu trabalho aos realizadores: José Fonseca e Costa, Cláudio Oliveira e Júlio Ramos, isto porque o Spielberg não se inteirou da sua forte dentição, ideal para o “Rex” no Jurassic Park. Em 2007, Portugal livrou-se dele, durante uns tempos, e este foi fazer estragos para Barcelona com a Albiñana Films e curar diarreias criativas na Saviadesign. Nos últimos 15 anos meteu o bedelho no Projeto Ad-Hoc, no Teatro Onomatopeia da Zunzum-AC, no GITA – Grupo Independente de Teatro de Aveiro, na Companhia Teatral do Chiado, no Teatro Bocage, no Teatro a Tiracolo, na Output Teatral de Lisboa, no Teatro Independente de Oeiras, na Foco Lunar, entre outras companhias de teatro que se ainda não desapareceram, as atuais políticas culturais farão o obséquio… Teve ainda algumas aparições fugazes também em novelas e publicidade TV. Tem conseguido “vender” formação desde 2004 no âmbito do Design, do Teatro, da Expressão Dramática e Animação Cultural. Custa-lhe o novo acordo ortográfico (pois nem o velho ainda lhe tinha entrado), o seu inglês é o que é, mas já se fez entender facilmente em três dos quatro cantos do mundo. Toda a vida trabalhou em Design Gráfico e, atualmente, apresenta-se como um satisfeito e sobrevivente ator freelancer, sendo a sua mais recente criação o “Palhaçuvátombê – o Bobo da Curte”. Gosta muito de se levantar cedo (mas com dificuldade), pratica vários desportos e se pudesse ia à pesca aos domingos de manhã.


DIOGO ROCHA (TEDxViseu)

O Chef Diogo Rocha trabalha na área da cozinha profissional desde cedo. Nasceu na Urgeiriça -canas de Senhorim, Concelho de Nelas – em 1983.

Tirou o Curso de Cozinha e Pastelaria em Coimbra, e licenciu-se em Produção Alimentar e Restauração na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril. Tem ainda o Mestrado em Sustentabilidade do Turismo na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Politécnico da Guarda, onde desenvolveu um projeto com novos produtos da região da Serra da Estrela. Profissionalmente passou por projetos diversos como: Encontrus (catering), Hotel Urgeiriça, restaurante Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor.

 

Em 2008 entra para o grupo Dão Sul e assume a chefia executiva de todo o grupo, com 3 espaços de restauração a seu encargo: Quinta de Cabriz, Quinta do Encontro e Paço dos Cunhas de Santar, onde, em 2008, ganhou o prémio de Enoturismo do Ano pela Revista de Vinhos.

 

Desde 2009 faz parte do corpo docente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, lecionando aulas de gastronomia.

 

Em julho de 2013 entra no universo do grupo de Celso de Lemos, estando envolvido a abertura do Mesa de Lemos como Chef executivo, em abril do ano seguinte.

 

A natureza e a preservação do estado natural das coisas são as premissas que garantem a alta qualidade dos produtos que confeciona, e fazem parte dos valores em que o Chef acredita. Muitos dos ingredientes utilizados no restaurante Mesa de Lemos são produzidos na propriedade e todo o conceito apela à seleção de produtos de elevada qualidade.

 

O restaurante Mesa de Lemos foi “Revelação do Ano” na edição de 2015 dos prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa (Jornal Expresso), na categoria “Boa Mesa”, e em 2016, 2017 e 2018 voltou a ser distinguido pelo mesmo guia com o Garfo de Ouro.

 

No ano de 2017 viu também ser-lhe atribuída a distinção de melhor “Restaurante do Ano” em Portugal, pela Revista de Vinhos.

 

Em 2015 assumiu o papel de embaixador da marca Lugrade, tendo estado enviolvido no lançamento de novos produtos,

nomeadamente um lote de bacalhau com uma cura superior a nove meses, proveniente da Islândia e que se encontra no mercado com

o nome: “Seleção Diogo Rocha”.

 

Em Dezembro de 2016 lança o seu primeiro livro, “Hoje Diogo Rocha”, onde mostra o carinho pela sua região e o amor que tem aos produtos portugueses, assume ainda a coragem de editar o livro em versão em inglês nascendo assim o “Today Diogo Rocha”. Este Livro foi distinguido com “1ºPrémio Fotografia” para livros sobre gastronomia, no concurso organizado pela Portugal CookBook Fair.

 

Continua envolvido em diversos projetos da região do Dão e a nível Nacional.

 



Get in Touch

hello@tedxviseu.com

Sobre o TED

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada às “Ideas Worth Spreading”. Começou como uma conferência de quatro dias na Califórnia há 26 anos. TED tem crescido para apoiar as ideias de mudança com várias iniciativas. A conferência anual TED convida os principais filósofos do mundo e oradores a falar durante 18 minutos. As suas palestras são então disponibilizadas, gratuitamente, em TED.com. Alguns dos oradores TED: Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o Ex-Primeiro Ministro britânico Gordon Brown. +