DIOGO ROCHA (TEDxViseu)
O Chef Diogo Rocha trabalha na área da cozinha profissional desde cedo. Nasceu na Urgeiriça -canas de Senhorim, Concelho de Nelas – em 1983.
Tirou o Curso de Cozinha e Pastelaria em Coimbra, e licenciu-se em Produção Alimentar e Restauração na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril. Tem ainda o Mestrado em Sustentabilidade do Turismo na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Politécnico da Guarda, onde desenvolveu um projeto com novos produtos da região da Serra da Estrela. Profissionalmente passou por projetos diversos como: Encontrus (catering), Hotel Urgeiriça, restaurante Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor.
Em 2008 entra para o grupo Dão Sul e assume a chefia executiva de todo o grupo, com 3 espaços de restauração a seu encargo: Quinta de Cabriz, Quinta do Encontro e Paço dos Cunhas de Santar, onde, em 2008, ganhou o prémio de Enoturismo do Ano pela Revista de Vinhos.
Desde 2009 faz parte do corpo docente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, lecionando aulas de gastronomia.
Em julho de 2013 entra no universo do grupo de Celso de Lemos, estando envolvido a abertura do Mesa de Lemos como Chef executivo, em abril do ano seguinte.
A natureza e a preservação do estado natural das coisas são as premissas que garantem a alta qualidade dos produtos que confeciona, e fazem parte dos valores em que o Chef acredita. Muitos dos ingredientes utilizados no restaurante Mesa de Lemos são produzidos na propriedade e todo o conceito apela à seleção de produtos de elevada qualidade.
O restaurante Mesa de Lemos foi “Revelação do Ano” na edição de 2015 dos prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa (Jornal Expresso), na categoria “Boa Mesa”, e em 2016, 2017 e 2018 voltou a ser distinguido pelo mesmo guia com o Garfo de Ouro.
No ano de 2017 viu também ser-lhe atribuída a distinção de melhor “Restaurante do Ano” em Portugal, pela Revista de Vinhos.
Em 2015 assumiu o papel de embaixador da marca Lugrade, tendo estado enviolvido no lançamento de novos produtos,
nomeadamente um lote de bacalhau com uma cura superior a nove meses, proveniente da Islândia e que se encontra no mercado com
o nome: “Seleção Diogo Rocha”.
Em Dezembro de 2016 lança o seu primeiro livro, “Hoje Diogo Rocha”, onde mostra o carinho pela sua região e o amor que tem aos produtos portugueses, assume ainda a coragem de editar o livro em versão em inglês nascendo assim o “Today Diogo Rocha”. Este Livro foi distinguido com “1ºPrémio Fotografia” para livros sobre gastronomia, no concurso organizado pela Portugal CookBook Fair.
Continua envolvido em diversos projetos da região do Dão e a nível Nacional.