MIGUEL OLIVEIRA (TEDxViseu)
Miguel Tiago de Oliveira é um homem de inúmeras paixões, de entre as quais se destaca o fascínio pelo Oceano e pela sua conservação. É praticante assíduo de mergulho com escafandro autónomo e apneia, motociclista convicto e viajante compulsivo. Ainda encontra tempo para a fotografia, o desporto e todas as causas que ao longo da vida foi abraçando, sob a máxima de “fazer a diferença por onde passamos” e colocando as suas competências ao serviço da comunidade.
Licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, com especialidade em Biodiversidade Marinha pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, é também pós-graduado em: Gestão da Segurança pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde, Gestão da Qualidade e Ambiente pela Agesfal Management Institute, Gestão de Projetos pelo Project Management Institute, Exhibit Management pela AZA/George Mason University, Creative Leadership Program pela THNK – School of Creative Leadership e Regulamento Geral Proteção de Dados pela Universidade do Minho.
Atualmente, é Diretor de Operações, Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social do Oceanário de Lisboa SA, sendo quadro desde 1997. Desde 2012, desempenha ainda a função de Gerente no Conselho de Gestão da Sociedade Telecabine de Lisboa Lda.
Já trabalhou como consultor, auditor e formador nos domínios da gestão da qualidade, (re?)engenharia de processos, gestão ambiental e gestão da segurança, entre 2003 e 2012, em empresas como a Konica Minolta, CTTexpresso, Xerox Portugal, Iberobrita e MANO, entre outras.
Foi coordenador do projeto científico “Rebuilding Nature – Recifes Artificiais de Cabo Verde” (2008-2012) e gestor de vários projetos, dos quais se destacam a decoração dos ambientes marinhos dos aquários do Oceanário de Lisboa (1996), a área “Floresta Perdida” do Centro Comercial Colombo (1998), da Exposição “Monstros Marinhos” (2007) e do “Fluviário de Mora” (2007).
Investigador principal do laboratório de investigação Bimini Biological Field Station, nas Bahamas, da Universidade de Miami (1996), e Biólogo Marinho da David L. Manworren Corporation (1996 a 1997).
É autor e coautor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas internacionais, com mais de meia centena de apresentações em congressos e fóruns científicos.